sexta-feira, 19 de outubro de 2018

Diuréticos de Alça ou Ansa

Os diuréticos de Alça/Ansa, são utilizados principalmente para tratar  hipertensão arterial sistêmica e quadros de edema, por ter efeito venodilatador. Bem como o ICC, insuficiência renal crônica e glaucoma.

Dentre os principais utilizados:
Furosemida  ( Lasix ®)


Resultado de imagem para furosemida fotos

Apresentação:

Solução injetável, sendo 10mg/1ml.

Mecanismo de ação: 

A furosemida é um diurético de ação rápida e de curta duração. O fármaco, inibi o sistema cotransportador Na +/ K+/2CL- ( sódio, potássio e 2 cloreto)  encontrado na membrana celular luminal da porção ascendente da alça Henle.
A ação diurética, resulta da inibição da reabsorção do 2CL- da alça de Henle. Como resultado, a excreção fracionada de sódio pode alcançar até 35% da filtração glomerular de sódio. Os efeitos secundários do aumento da excreção de sódio são excreção urinária ( devido a gradiente osmótica) e aumento da secreção tubular distal de K+. Os íons Ca e Mg também é aumentada.
Enquanto que, na insuficiência cardíaca, a furosemida produz uma redução aguda da pré-carga cardíaca (pela dilatação da capacidade venosa). Este efeito vascular precoce parece ser mediado por prostaglandina.
Além disso, devido ao seu efeito natriurético, a furosemida reduz a reatividade vascular das catecolaminas, que é elevada em pacientes hipertensos.



Propriedades Farmacodinâmicas:


O efeito diurético da furosemida ocorre dentro de 15 minutos após a administração da dose intravenosa e dentro de 1 hora após a administração da dose oral

Em pacientes, a relação entre as concentrações intratubulares de furosemida livre (estimadas utilizando-se a taxa de excreção urinária de furosemida) e seu efeito natriurético é apresentada na forma de uma curva sigmoide com uma taxa mínima efetiva de excreção de furosemida de aproximadamente 10 µg por minuto. Portanto, uma infusão contínua de furosemida é mais efetiva do que repetidas administrações em bolus. 



Contraindicações: 


Pacientes com: insuficiência renal com anúria;  pré-coma e coma associado com encefalopatia hepática; hipopotassemia severa (ver item reações adversas); hiponatremia severa; lactantes; hipovolemia (com ou sem hipotensão) ou desidratação; hipersensibilidade à furosemida, às sulfonamidas ou a qualquer componente da fórmula.


Advertências e precauções:

O fluxo urinário deve ser assegurado. Em pacientes com obstrução parcial do fluxo urinário (por exemplo: em pacientes com alterações de esvaziamento da bexiga,  estreitamento da uretra), a produção aumentada de urina pode provocar ou agravar a doença. Deste modo, estes pacientes necessitam de monitorização cuidadosa, especialmente durante a fase inicial do tratamento.

O monitoramento cuidadoso é particularmente necessário em pacientes com:

Hipotensão; DM, gota ou hiperucemia assintomática, síndrome hepatorenal; hipoproteinemia...( vide bula)

Principais efeitos adversos:

Desidratação, câimbras, hipotensão ou hipotensão ortostáticas, hiperglicemia, encefalopatia hepática, hemoconcentração... ( vide bula)


Curiosidade: locais de ação dos diuréticos

https://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXwQAG/farmacologia-basica-dos-diureticos





Referência:

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10321932018&pIdAnexo=10826048

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=10321932018&pIdAnexo=10826048


.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glicocorticoides

Os glicocorticoides - anti inflamatórios esteroidais, são drogas amplamente usadas em função de seus efeitos imunossupressivos e anti infama...