quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Glicocorticoides

Os glicocorticoides - anti inflamatórios esteroidais, são drogas amplamente usadas em função de seus efeitos imunossupressivos e anti infamatórios. Contudo, seu uso é muitas vezes limitado por numerosas reações adversas que provoca, uma vez que eles interferem no metabolismo geral do organismo. 

Medicamentos contendo glicocorticoides são utilizados na terapêutica, com variadas finalidades. Isso inclui principalmente terapia de reposição hormonal (em caso de problemas no córtex supra-renal), terapias de imunossupressão, terapia antialérgica e anti inflamatória. Nos tratamentos anti câncer, os glicocorticoides, também, têm sido muito utilizados, principalmente, associados a outros medicamentos.

Dentre os mais utilizados estão:

Dexametasona ( Decadron ®)

Imagem relacionada
Apresentação: 0.5mg/ comp

Indicação (vide bula): 
Síndrome de Cushing, síndrome de Steven johnson, edema cerebral, lesões e condições inflamatórias da córnea e do olho, doenças inflamatórias, meningite tuberculosa.

Contra indicado (vide bula):

Infecções fúngicas sistêmicas, hipersensibilidade a sulfitos ou a qualquer outro componente do medicamento e administração de vacinas de vírus vivo.

Mecanismo de ação: 

Os glicocorticoides produzem efeitos fisiológicos (influenciando a maioria das células no corpo), efeitos metabólicos (principalmente sobre o metabolismo dos carboidratos e proteínas, mas também sobre o metabolismo das gorduras e sobre o equilíbrio da água e eletrólitos) e importantes efeitos anti inflamatórios e imunossupressores (agindo sobre os vasos sanguíneos, células e mediadores inflamatórios). 
O mecanismo de ação dos glicocorticoides envolve interações entre os esteroides e receptores intracelulares, os receptores nucleares. O complexo esteroide-receptor resultante interage com o DNA, modificando a transcrição do gene, incluindo a síntese de algumas proteínas e inibindo a síntese de outras.

Farmacocinética: 

O tempo para atingir o pico da concentração plasmática após administração de comprimidos de dexametasona por via oral é de 1 a 2 horas. O volume de distribuição da dexametasona é de 2 L/Kg. O metabolismo da dexametasona ocorre no fígado.Possui ação longa, suprimindo o ACTH por 36 a 72 horas. 

principais advertências: 

Diabetes, psicoses, úlcera peptídea, ICC, hipertensão.

Os benefícios obtidos pelo uso dos glicocorticoides variam consideravelmente.
Estes benefícios devem ser avaliados e pesados
cuidadosamente em cada paciente frente aos possíveis efeitos adversos
em qualquer parte do organismo

Pacientes recebendo corticoide devem ser observados cuidadosamente,
pelo risco de desenvolvimento de hiperglicemia, retenção de sódio, com
edema ou hipertensão, hipopotassemia, úlcera péptica, osteoporose e
infecções ocultas

Principais ações adversas: 

retenção de sódio, retenção de líquido, insuficiência cardíaca congestiva em pacientes suscetíveis, perda de potássio, alcalose hipocalêmica e hipertensão, fraqueza muscular, miopatia esteroide, perda de massa muscular,: retardo na cicatrização de feridas, adelgaçamento e fragilidade da pele, acne, petéquias e equimoses, depressão. 


Curiosidade: Comparação dos principais agentes corticosteroides

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/19/inf003.pdf




















referências: 
http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=3278892017&pIdAnexo=5155700

http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/19/inf003.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Glicocorticoides

Os glicocorticoides - anti inflamatórios esteroidais, são drogas amplamente usadas em função de seus efeitos imunossupressivos e anti infama...